O candidato à Prefeitura de São Paulo (SP), Guilherme Boulos (Psol), apoiado pelo PCdoB no segundo turno na capital, foi diagnosticado com Covid-19 nesta sexta-feira (27), a dois dias da eleição, e teve que se afastar dos compromissos da reta final da campanha para seguir o protocolo de isolamento recomendado pelas autoridades sanitárias. O resultado positivo levou ao cancelamento do debate da TV Globo entre os candidatos no segundo turno na noite de hoje.

Segundo a emissora, havia sido acordado com os assessores do candidato que o debate não poderia ocorrer de forma virtual, somente presencialmente, e por isso o debate considerado decisivo para o resultado nas urnas foi cancelado.

Por meio de um comunicado a imprensa, Boulos comunicou que não apresenta qualquer sintoma da doença e fez o teste após saber que a a deputada Sâmia Bonfim, do Psol, que esteve em uma agenda pública da campanha na sexta-feira passada, testar positivo. No encontro, Boulos e Sâmia seguiram todas as medidas sanitárias recomendadas, como uso de máscaras e álcool em gel.

“Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, Guilherme Boulos suspendeu as atividades de rua, dedicou-se a agendas em locais reservados e com público restrito, sempre resguardando as recomendações sanitárias.”, diz o comunicado. “Diante do resultado positivo, Guilherme Boulos irá cumprir o protocolo de quarentena pelo período necessário. Toda a equipe que trabalha na campanha e que tem contato próximo com o candidato será testado a partir de agora.”

Boulos também reforçou a preocupação sobre os indícios de uma segunda onda da pandemia no país, segundo ele negligenciada pelos governos estadual e municipal.

No horário previsto para o debate, às 22h, Boulos e a sua vice Luiza Erundina fizeram um pronunciamento online para conversar e responder perguntas de eleitores. Assista AQUI.

Por Maiana Diniz