O candidato a prefeito de Goiânia Maguito Vilela (MDB), apoiado pelo PCdoB, lidera com folga a corrida pela vaga na prefeitura no segundo turno das eleições. O levantamento feito pela Pesquisa Ibope e divulgada pela TV Anhanguera nesta terça-feira (24), aponta Maguito Vilela na liderança com 54% das preferencias do eleitorado e Vanderlan Cardoso (PSD) com 31%, ficando em 2º lugar.

Saúde

Diagnosticado com Covid-19, Maguito Vilela (MDB) está internado em São Paulo desde o dia 27 de outubro. Três dias depois, a equipe médica decidiu pela intubação em razão do quadro de insuficiência respiratória. No dia 8 de novembro, após evoluir bem, ele teve a intubação retirada e passou para a respiração espontânea.

No dia 15 de novembro, data da votação do primeiro turno, ele necessitou ser reintubado por piora pulmonar (inflamatória e infecciosa), seguindo, de acordo com termo usado pela equipe médica, “em ventilação mecânica invasiva”. No dia 17 de novembro, ainda segundo o Einstein, foi iniciado um tratamento de hemodiálise para auxiliar o funcionamento dos rins, seguido da instalação de um equipamento chamado ECMO, que possibilita a ventilação protetora pulmonar.

Nesta terça-feira, 24, o quadro clínico continuava estável, mas, segundo a equipe médica, “em função do tempo prolongado de intubação, foi decidido pela realização da traqueostomia, que ocorreu sem intercorrências”.

Vilela foi o candidato mais bem votado no 1º turno das eleições em Goiânia e vai disputar o 2º turno com Vanderlan Cardoso (PSD) no dia 29 de novembro. O político recebeu 217.194 votos, o que representa 36,02% dos votos válidos.

Eleições

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Nesse sentido, Maguito Vilela aparece com 63% e Vanderlan Cardoso com 37%.

Até o momento, os votos brancos e nulos somam 11%; não sabem ou não responderam, 3% e uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 22 e 24 de novembro e ouviu 602 pessoas na capital. Número de identificação na Justiça Eleitoral: Nº GO-02435/2020

__

Do Portal PCdoB com informações de agências

(BL)