O candidato a prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), pela coligação “Belém de Novas Ideais” (Psol, PT, PCdoB, Rede, PDT e UP) apresenta uma visão mais consciente e planejada para a gestão da capital paraense, frente o conservadorismo de Eguchi (Patriotas). O candidato do Eguchi obteve 23% dos votos e Edmilson conquistou aproximadamente 35% das urnas no primeiro turno. É chegada a hora do segundo e decisivo turno e de aprofundar as pesquisas de propostas dos candidatos para, assim, realizar um voto consciente pensando nas melhorias necessárias para o desenvolvimento de Belém.

O presidente do PCdoB em Belém, Michel Sodré apoia um dos pilares do programa de governo de Edmilso, que é a assistência social, com o programa Renda Mínima, que garante o mínimo de subsistência para os cidadãos que precisam viver com dignidade antes mesmo de buscar emprego. Segundo Michel Sodré, “é importante que haja investimento em Emprego e Renda, no entanto, quem tem fome não pode esperar. É preciso que haja um programa de renda mínima para dar assistência e garantir a vida dessas pessoas enquanto estão desempregadas”.

O candidato defende que pensar em assistência social é pensar também na qualidade de vida das pessoas, mirando no seu bem estar e na felicidade das pessoas em viver em sua cidade natal, outro interesse do candidato Edmilson, que prioriza garantir que Belém seja um lugar de alegrias. “A proposta, então, é trazer um olhar mais humano, uma verdadeira relação de cuidado com o povo. O Edmilson compreende que o povo precisa ser cuidado e que o papel do estado é garantir direitos mínimos sem os quais não sobrevivemos, além de pensar a cidade como um espaço de vida feliz, democratizar o espaço urbano, promover a tolerância entre os cidadãos”, completa Michel.

Diante do descaso com a capital paraense em áreas como saneamento básico, saúde pública e educação de qualidade, é de máxima importância que essas estejam entre as prioridades de um governante, defende o candidato. Entre suas pautas está o cuidado maior com as periferias de Belém com múltiplos caminhos, que contemplam a política de Habitação de Interesse Social, além de promover o acesso à moradia digna e de qualidade com soluções variadas e adaptadas às características ambientais da capital.

Além dos planos para moradia, Edmilson também aposta nos investimentos em saúde, objetivando levar principalmente à população carente assistência através de projetos como as Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, que serão um pilar da Atenção Básica, bem como a ampliação do atendimento nas unidades de saúde. Além disso, observando o comportamento do sistema de saúde público e seus gargalos, o candidato busca promover programas de teleatendimentos médicos, ideias novas que irão melhorar a saúde das pessoas mais carentes.

Diálogo

A batalha do segundo turno será dura, pois o candidato da oposição conta com votos representativos do eleitorado, como a classe empresária e as igrejas. Em contrapartida, Edmilson segue fortalecendo o diálogo com diferentes frentes, ampliando o diálogo também com o empresariado no intuito de mostrar que os interesses propostos pela sua campanha também deve ser interesse da elite. Edmilson tem pavimentado um caminho de diálogo e alianças importantes para garantir a vitória no segundo turno.

Fonte: Ascom