Nesta quinta-feira (15) o jornalista, Altamiro Borges, recebeu em seu canal do Youtube (@blogdomiro), o também jornalista, Chico Malfitani, publicitário com 35 anos de trabalho com marketing político. Comandou a histórica campanha que elegeu Luiza Erundina (Psol) prefeita de São Paulo e hoje está na coordenação da campanha de televisão do candidato Guilherme Boulos (Psol).

Nos assuntos, a avaliação do peso da TV e das eleições municipais de 2020, onde Chico diz que ganhar uma eleição é um conjunto de coisas sendo que o primeiro fator mais importante que televisão é uma chapa forte.

“Tem um mito que se estabeleceu que o Bolsonaro ganhou sem televisão. É mito. Primeiro pelo folclorismo dele e pelo esquema de comunicação que ele montou, comparecendo a todos os programas populares da TV brasileira no período que antecedeu a eleição. E nunca foi muito questionado. Aquilo virara um folclore, virou aquela história do cara falar bobagem e falarem ‘mito’… tinha uma estratégia por trás disso. Segundo que ele usou a rede social no esquema Steve Bannon Cambridge Analytica, com impulsionamentos gigantescos onde uma postagem ou uma fakenews chegavam num apertar de botão para milhões de brasileiros no WhatsApp. Então, houve um esquema muito forte”, explicou ele.

Para saber mais como esse trabalho funciona, assista  a entrevista na íntegra:

 

Quem é Chico Malfitani

Jornalista e publicitário com 35 anos de trabalho no Marketing Politico. Já elegeu Luiza Erundina, prefeita de São Paulo; Eduardo Suplicy, senador do PT; Aldo Tinoco, prefeito de Natal (RN); Wilma de Faria, prefeita e governadora do Rio Grande do Norte; Willian Dib, prefeito de São Bernardo do Campo (SP) e João Paulo Kleinübing, prefeito do Blumenau (SC). Trabalhei em grandes veículos de comunicação como, Veja , Jornal da República, TV Globo, TV Bandeirantes, TV Record , Revista Placar e jornal Folha de São Paulo.

Na política, foi Secretario de Comunicação da Prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo e chefe do serviço de imprensa da Camara Municipal de São Paulo, quando Eduardo Suplicy foi seu presidente.

 

Do Portal PCdoB, Bárbara Luzan, com informações