O site Poder360 em reportagem publicada nesta terça-feira (13) mostra a porcentagem de candidatos negros nos partidos que concorrem às eleições municipais deste ano. O levantamento aponta que o PCdoB é o partido com o maior número de candidaturas negras: 66,2%, enquanto a média nacional é de 49,9% das candidaturas.

O PCdoB ao longo dos anos tem pautado esse tema em suas fileiras. Encontros nacionais e locais refletem sobre o combate ao racismo e a necessidade da integração de todos na sociedade. Dos 270 candidatos a prefeito pelo partido, 52,69% se declararam pardos ou pretos. Dos concorrentes a vice-prefeituras, mais de 70% disseram ser pardos ou pretos. Entre os candidatos a vereador, 67% disseram o mesmo.

Segundo o ex-presidente da Unegro e secretário adjunto de movimentos sociais do PCdoB, Edson França, “o PCdoB está dando uma grande contribuição para o Brasil neste tema. Em duas grandes capitais, o PCdoB apresenta candidaturas negras vinculadas ao debate antirracismo”, como do deputado federal Orlando Silva, candidato à prefeitura de São Paulo e Olívia Santana, candidata à prefeitura de Salvador. “É preciso que todos os partidos olhem para este tema”, ressalta.

Fonte: Poder360

A reportagem do Poder360 alerta para o fato de que dos R$ 237 milhões recebidos pelos partidos dos fundos Partidário e Eleitoral, 65,1% foram destinados a políticos autodeclarados brancos e apenas R$ 80,5 milhões para os pretos e pardos, o que fere a determinação do Supremo Tribunal Federal que determina distribuição equiparada dos recursos nestas eleições.

Uma dificuldade enfrentada pelos partidos está no fato de que as regras são recentes. Foram estabelecidas em uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski de 9 de setembro, referendada pelo plenário do STF em 5 de outubro.

Os números divulgados pelo TSE ainda podem sofrer alterações após atualização dos dados pelo órgão ou devido ao indeferimento e renúncia de candidatos.

Por Maiana Diniz com informações do Poder360

Leia mais sobre o tema:

PCdoB: tempo e recurso do Fundo para candidaturas de mulheres e de homens negros

Projetos eleitorais devem pautar defesa da vida da população negra

Candidatos negros do PCdoB participam de candidatura coletiva contra racismo em MG