A secretaria nacional da Mulher, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizou na noite desta quinta-feira (3), uma oficina de gestão dos recursos do Fundo Eleitoral para Mulheres. O encontro virtual foi coordenado pela secretária nacional da Mulher, Vanessa Grazziotin. Participaram da oficina cerca de 200 pessoas, entre mulheres e homens, em sua maioria pré-candidatas e coordenadores das campanhas.

A secretária Vanessa Grazziotin comentou que nesse momento de abertura do prazo das convenções, perceberam a importância do apoio mais efetivo para as candidaturas femininas, e neste quesito, a administração e finanças de uma campanha “são assuntos que nós mulheres temos que ter o domínio para garantir o tempo da propaganda eleitoral e os recursos do fundo público eleitoral”. Segundo ela, conhecer as regras do jogo, é um instrumento de poder.

Grupo de acompanhamento

A dirigente informou que foi criada uma comissão de acompanhamento e apoio eleitoral às candidaturas femininas com oito integrantes, além dela, participam, Márcia Campos (secretária-adjunta da Mulher); Neide Javi Freitas (secretária nacional de Planejamento do PCdoB); Nádia Campeão (secretária institucional do PCdoB e membro do GTE); Ana Rocha (RJ); Julia Rolland (SP); Vanja Andrea (presidenta da União Brasileira de Mulheres – UBM), e Glaucia Morelli (da confederação de Mulheres do Brasil).

“Vamos realizar outras atividades antes do encerramento das convenções e durante a campanha toda, para dar um suporte maior às nossas candidaturas femininas. Nosso objetivo é mostrar que estamos todas juntas”, explicou Vanessa.

Ela esclareceu ainda que “muitas mulheres tem receio de colocar o seu nome na batalha, mas a gente quer mostrar que não precisam se preocupar, nós estamos dentro de um grupo e na medida do possível vamos estar todas juntas para ajudar”.

Segundo a dirigente, esse grupo, que se reúne toda semana, tem a responsabilidade “de dar o apoio que for necessário” às candidaturas femininas. Neste sentido, “a comissão ajudará as direções estaduais, os grupos eleitorais do PCdoB nos municípios, no empenhando para chegar nas convenções do PCdoB não só com as chapas completas, mas com candidaturas femininas com chances de se eleger”.

Recurso público ainda insuficiente

Em sua participação na reunião, o secretário de Administração e Finanças do PCdoB, Ricardo Abreu Alemão destacou a importância da prestação de contas e a regularização das contas das pré-candidatas. Explicou também que “o recurso público ainda é muito insuficiente” e que para ele, “é irreal pensarmos que os recursos públicos conseguirão atingir todos os candidatos”. Segundo o dirigente, o recurso é muito pequeno para distribuir entre todas as candidaturas do PCdoB, que este ano devem ter em torno de treze mil candidatos entre homens e mulheres, chegando em torno de uns R$ 1.500 para cada um. “É muito pouco, por isso, teremos que fazer um grande esforço para arrecadar e obter recurso próprio e, para isso, já temos uma campanha em curso”.

Ação nacional de arrecadação

Pensando nisso, informou Alemão, a direção nacional criou uma ação nacional de arrecadação financeira, que consiste numa campanha que envolve todo o conjunto partidário. A página virtual destinada a arrecadar recursos que serão destinados exclusivamente aos comitês municipais chama-se doe.pcdoborg.br, além dela, há várias outras possibilidades de arrecadação para as campanhas, destacou.

Gestão de recursos

Em outro ponto, Alemão orientou que as secretarias da mulher e as pré-candidaturas façam o planejamento e ações concretas para conseguir receber doações. O dirigente aconselhou que os comitês municipais e as candidaturas femininas devem ter uma boa gestão com acompanhamento profissionalizado, ou podem ter muitos problemas. “Temos que incentivar que as mulheres participem, mas tem que cuidar da gestão das campanhas para consolidar essas conquistas. Hoje a lei diz que o percentual é a exata proporção da participação das mulheres na chapa, ou seja, se passar de 30%, terá mais de 30% desses recursos nas candidaturas, esclareceu.

Segundo ele, é importante que se observem as orientações administrativas que estão apresentadas no Manual Eleitoral. “Gerir bem esses recursos é ter êxito político na campanha eleitoral, é um trabalho político também e para ter qualidade no investimento no recurso de acordo com as regras eleitorais”, disse.

“Vamos arrecadar agora, vamos fazer a campanha com ousadia, mas com realismo, com pé no chão, não vamos nos endividar!”, ponderou Alemão.

Contabilidade

O assessor contábil do PCdoB nacional, João Brasil, também colaborou na oficina e fez questão de ressaltar que “nunca foi problema do PCdoB cumprir a cota de mulheres”.

A secretária de Finanças do Amazonas, Elta Souza, fez uma apresentação bastante detalhada sobre os recursos públicos, a arrecadação, aplicação e a prestação de contas. Ao final, com a colaboração de grupo de mulheres assessoras técnicas contábeis, e com o João Brasil, o grupo respondeu várias dúvidas levantadas pelas pré-candidatas.

Confira no link abaixo, a exposição da oficina de Finanças apresentado pela Elta.

Oficina Finanças

Do Portal PCdoB (EB)