Morreu na manhã desta segunda-feira (24) o ex-deputado estadual maranhense Sálvio Dino, 88, pai do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), por complicações causadas pela Covid-19.

A informação foi confirmada pelo governador, que publicou uma mensagem de despedida em suas redes sociais. “Na quinta-feira, eu e meu pai recitamos juntos Gonçalves Dias. Hoje, ele morreu, aos 88 anos, vítima de coronavírus”, escreveu Dino.

No domingo, veículos chegaram a informar a morte do ex-deputado, o que foi desmentido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap).

Sálvio Dino estava internado no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, desde o dia 21 de agosto, quando foi diagnosticado com a doença.

Ele começou a carreira política em 1954 ao ser eleito vereador de São Luís, sendo reeleito em 1958. Foi eleito deputado estadual em 1962. Cassado em 1964 pelo regime militar, teve seus direitos políticos suspensos. Sálvio voltou à política em 1974 ao ser eleito deputado estadual. Nas eleições de 1988, foi eleito prefeito do município maranhense de João Lisboa. Nas eleições de 1996, candidatou-se a prefeito de João Lisboa, sendo eleito para o segundo mandato.

Nascido em 5 de junho de 1932 em Grajaú, Sálvio era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís. Na vida política, Sálvio Dino foi um grande defensor das instituições democráticas. Homem da literatura, ocupava a cadeira número 32 da Academia Maranhense de Letras. Suas obras incluíam poesias, contos, crônicas e relatos históricos e biográficos.

Solidariedade a Dino nas redes

Nas redes sociais, autoridades e parlamentares prestaram solidariedade aos familiares.

Presidente do partido no Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry demonstrou pesar em uma postagem. “Cheguei à vida de seu Sálvio por intermédio do Flávio Dino, amigo de décadas. E ao Nicolau, Sálvio Jr e Saulo. Muitas recordações, testemunho de muitos momentos, admiração e carinho. Na dor da partida, minha homenagem e abraço solidário a todos os familiares e amigos”, escreveu o parlamentar.

Líder do partido na Câmara, a deputada Perpétua Almeida (AC) deixou um recado direcionado a Flávio Dino. “Querido governador, receba meu abraço solidário pelo falecimento de seu pai. Força, amigo. Eu já experimentei o tamanho dessa dor e sei que dói muito. Que Deus conforte você e sua família”.

Pré-candidato a prefeito de São Paulo, o deputado Orlando Silva PCdoB) expressou pesar ao amigo e colega de partido, Flávio Dino. “Meu amigo e camarada Flávio Dino, meus sentimentos mais fraternos para ti nesse momento doloroso. Que Deus lhe dê a força necessária. Um abraço, irmão”.

O exemplo foi seguido pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “Flávio, amigo, seu pai foi uma referência de luta. E você, um orgulho pra ele. Siga com força e fé”.

Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT) decretou luto oficial na cidade. “Não há palavras que possam amenizar a dor neste momento de profunda tristeza, mas rogamos a Deus conforto e consolo a todos os familiares e amigos. Em memória de Sálvio Dino, decreto luto oficial por três dias em São Luís”.

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) recordou o caráter e luta do patriarca da família Dino. “Sálvio Dino foi o advogado de minha família, quando do covarde assassinato do jornalista Othelino Nova Alves, em 1967. Mesmo muito pressionado – e até ameaçado – para desistir de causa, compareceu à sessão do juri, atuou como auxiliar de acusação e fez um emocionante pronunciamento”.

Deputados e senadores maranhenses também manifestaram pesar. “O Maranhão está de luto! Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos, pela perda irreparável do senhor Sálvio Dino, pai do meu querido amigo, governador Flávio Dino. Um grande homem e notória liderança política que partiu, mas nos deixou um grande legado de luta”, escreveu o deputado federal Zé Carlos (PT).

“Momento de muita tristeza por causa da morte do ex-deputado Sálvio Dino. Ele cumpriu sua missão e dedicou sua vida ao Maranhão. Sabemos o quanto amava e tinha orgulho do seu filho Flávio Dino e da família. Que Jesus conforte os corações nesse momento de dor”, escreveu a senadora Eliziane Gama (Cidadania).

Deputado licenciado e pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís, Rubens Jr., prestou solidariedade e anunciou a interrupção das atividades nesta segunda. “Vamos suspender os atos de campanha por hoje, em respeito ao falecimento de seu Sálvio Dino. Um amigo, para além de pai de outros amigos”, afirmou.

 

Por  Nathália Bignon

 

Leia também a nota de pesar do PCdoB-MA 

 

(PL)