Temos até o dia 16 de setembro (menos de 30 dias) para realizar as CONVENÇÕES.

O contexto de pandemia e de distanciamento social, criou um cenário inteiramente novo para os comunistas que são experientes em fazer campanha no “olho a olho” e mesmo assim, com criatividade e firmeza nossos dirigentes dos Comitês Estaduais e Municipais, lançaram mão de instrumentos virtuais, se engajaram e já constituíram chapas nas principais cidades do Brasil.

Estamos a 90 dias das eleições. Esta fase, que vai de hoje até a data limite das convenções (16/09), é uma oportunidade de avançar ainda mais no fortalecimento das chapas, tanto na atenção e cuidado pela manutenção de cada pré-candidato/a, quanto no estímulo para que cada pré-candidato/a desencadeie ainda mais iniciativas de pré-campanha. Outra dimensão é a oportunidade de tempo para reforçar (onde a chapa não está completa) com novos/as pré-candidatos/as dentre os filiados/as em cada município, dando capilaridade por novos territórios.

Engajamento da militância fará toda diferença

Além do envolvimento já demonstrado dos Comitês Municipais, no processo de preparar as convenções, estamos diante da oportunidade de alargar ainda mais a força partidária no projeto eleitoral. As convenções sempre se caracterizaram pela intensa mobilização partidária e no contexto atual se constituem em espaço de afirmação de nossa chapa e de engajamento dos militantes e apoiadores.

A reunião de cada Base partidária, qualifica, amplia o alcance e promove enraizamento do projeto eleitoral do Partido. As reuniões das Bases possibilitam identificar quadros e militantes para compor as coordenações de campanha, inclusive identificando lideranças para nossa chapa, se ainda incompleta. Elas ajudam a pensar a campanha no território, com quem está em contato com os eleitores(as), propiciam às direções municipais um espaço de escuta com contribuições dos militantes às plataformas programáticas, assim como na forma de fazer o diálogo e a mobilização nas atuais condições de cenário inédito e específico em cada área de atuação.

Mobilização e o diálogo com as Bases partidárias promovem ampliação

Nas condições atuais, cada reunião de uma Base partidária é oportunidade para alargar as relações da pré-campanha, é hora de promover com espírito amplo e confiante a apresentação de nosso projeto eleitoral e nosso posicionamento em defesa da vida, do emprego, das pequenas e médias empresas e o combate ao desgoverno que se encontra o Brasil.

Assim cresce o significado e grau de compromisso de nosso projeto eleitoral ao nos abrirmos ao diálogo convidando amigos, apoiadores e simpatizantes a conhecer, debater e integrar os Comitês amplos de cada candidatura.

Precisamos criar um ambiente de acolhimento, de diálogo simples e claro, em cada Base, para que todos(as) se sintam construtores do futuro de nossas cidades e do projeto do Partido que no seu Centenário têm pela frente um grande desafio, superar a cláusula de barreira em 2022.

O momento é de inspirar e mobilizar todo o Partido, para o que são necessários sintonia, coragem e engajamento de todas as direções e bases. A responsabilidade de cada direção é envolver e engajar toda a militância no projeto eleitoral, dedicando especial atenção e cuidado às pré-candidaturas, para que se mantenham firmes.

A atenção às pré-candidaturas de mulheres, pois são elas as mais impactadas durante a pandemia, requer além de atenção e estímulo, cuidados para que estruturem suas campanhas.

Os/as filiados/as atuais e novos/as, quando convidados/as, podem constituir novas energias de cada projeto. A atualização de dados, de filiados e filiadas e o chamamento a novas filiações junto com a utilização competente das plataformas digitais é outro passo desta etapa da pré-campanha. Elas podem ampliar a influência da nossa política e a mobilização das bases do Partido.  Devemos tirar o máximo proveito do PCdoB Digital que oferece grandes possibilidades aos trabalhos de direção e engajamento de militantes e filiados(as).

O Manual Eleitoral 2020 do PCdoB, é uma importante ferramenta,  municiando dirigentes, lideranças e candidaturas de informações cruciais para a batalha eleitoral, tais como procedimentos formais e jurídicos.

Não custa lembrar: as convenções devem ser convocadas com no mínimo sete (7) dias de antecedência, mas orientamos que sejam organizadas com antecedência superior nos Comitês Municipais, tempo importante para a mobilização e divulgação do Edital de Convocação, para aprovar a nominata de pré-candidatos e pré-candidatas a vereador/a, prefeito/a e vice-prefeito/a, bem como para elaborar a Resolução Política sobre eventuais coligações majoritárias e a designação de Delegados(as) junto à Justiça Eleitoral.

Virtuais ou não, as convenções são momentos-chave da organização e mobilização do Partido para a batalha eleitoral. É hora de energia, de contagiar o Partido de ponta a ponta, envolver, mobilizar, preparar e estruturar o Partido com a amplitude de nossa política e do Movimento 65.

Boas convenções, camaradas!

Fábio Tokarski

Secretário Nacional de Organização do PCdoB