Pré-candidato do PCdoB à prefeitura de São Paulo-SP, Orlando Silva de Jesus Júnior é natural de Bahia, nasceu em 27 de maio de 1971. Começou sua trajetória no movimento estudantil em Salvador, foi presidente da UJS (União da Juventude Socialista), foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). É filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Na UNE, se consolidou como uma jovem liderança ainda na década de 1990 e e esteve na mobilização de lutas importantes para a transformação do país, entre elas a defesa da Petrobras, que naquele período sofria a ameaça de privatização.

No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Orlando Silva exerceu o cargo secretário Nacional de Esporte Educacional, secretário-executivo do Ministério do Esporte, e posteriormente em 2006, foi empossado como Ministro da pasta.

Em 2014, foi eleito Deputado Federal com 90.641 votos
Durante sua gestão no Ministério, Orlando Silva coordenou importantes propostas, tais como: Programa Bolsa-Atleta e o Plano Brasil Medalha. Duas iniciativas que reposicionaram os atletas brasileiros nas competições nacionais, regionais e mundiais.

Orlando Silva assumiu liderança do PCdoB na Câmara em 2018. Um dos primeiros desafios do parlamentar como líder foi o embate sobre o decreto do presidente Michel Temer que determina a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.
Em 2013, foi empossado Vereador de São Paulo, onde permaneceu até o pleito de 2014 no qual se elegeu Deputado Federal com 90.641 votos, 0.43% dos votos válidos.

Oposição fez obstrução política em defesa de Lula, em 2018
Siga o Orlando em suas redes sociais
Facebook:
Twitter:
Instagram:
E-mail: